quarta-feira, 25 de junho de 2008

Entrevista - Uriel "Punk"

Uriel Baesso do Prado (Uriel “Punk”) é uma personalidade no mundo do skate, principalmente se pensarmos em internet, pois são anos de total dedicação à sua divulgação. Eu o conheci há pouco tempo, e conhecendo o seu trabalho passei a admirá-lo.

Ele está à frente do site sk8.com.br (
http://www.sk8.com.br/), que acredito estar entre os mais completos na divulgação do skate brasileiro. Nele encontramos divulgação e cobertura dos campeonatos, entrevistas, promoções, arte e cultura, curiosidades, dentre muitas outras coisas.

O site foi criado em 2000, em conjunto com o amigo de sessão Rangel Rodrigues, e desde então vêm sendo mantido por eles e com a colaboração de amantes do skate.

Muito que se vê na internet, não só no sk8.com.br, mas em muitos outros sites, myspaces, blog’s, etc têm o envolvimento do Uriel, muito de que nós não tomamos conhecimento.

Uriel Baesso do Prado - Foto: Fernando Arata


Talvez conhecendo um pouco mais o Uriel, poderemos descobrir o que é o amor pelo que ele faz.


Fernando Arata: Quando e por que começou a “trabalhar” nos bastidores do skate?

Uriel: Nossa, trabalho no skate há muitos anos, e sempre meu objetivo foi melhorar o Esporte Skate, que para todos que praticam além de esporte melhor é o lazer e ainda podendo transformar tudo em trabalho e ganhos. Creio que os primeiros passos foram em 1987, já olhava os atletas andar de skate e já fazia meu trabalho que era mostrar ANDE DE SKATE PARA VOCÊ MESMO! Nos anos 90 trabalhei na Mad Ratz, junto com Xande (Banda Caballero), Shima que sumiu e o patrão Marcio Tanabe, este cara me mostrou muita visão no meio do Skate, muitos o odeiam, mas ele teve vários papéis no Skate e eu creio que ajudou o esporte, com isto na Mad Ratz as arrumava vezes tênis e dava nas pistas de skate como ZN, São Bernardo, Prestigie e São Caetano, sempre dei apoio a atletas que estão iniciando, mesmo não tento Marca, Revista e etc. Somente agora com Sk8.com.br ganho algo com skate, mas apenas artigos, nada de dinheiro :(, creio que talvez por que não fui atrás mesmo desde objetivo ($), e sim melhorar o SKATE.

Uriel, o imperador - Foto: Grazi Oliveira


Fernando Arata: Já são vários anos divulgando o esporte, e você não mede esforços para que seu trabalho perdure, o que te motiva a continuar? E o que te desanima?

Uriel:
Minha maior motivação é ver os atletas que ajudo melhorar cada vez mais, Sem Lixa, Falcon, Falquito, Nebão, uma serie de pessoas. Nem só como pagar inscrições, comida, mostrar na mídia, entrevistas e sim pelo AMOR que sinto pelo SKATE.

Primeiro cara que eu ajudei no Skate foi Rangel, ninguém queria andar com ele porque ele não andava bem e não tinha peças para evoluir e nem mesmo condições, ia com ele para os locais, era difícil andar de skate com ele, não andava nada mesmo, a roda dele tinha um elástico no rolamento.

Desanima é ver alguns trabalhos meus na WEB e “nego” falar que foi ele quem fez, ver amigos bons de skate entrar na droga e parar de andar de skate, marca nacional de Skate ser esculachada por atletas que foram crescendo com está marca e agora falar mal da marca, marca que não paga lanche e a passagem para o patrocinado poder ir em um campeonato, ver marcas de fora entrar no meio do Skate e não passar nada para o Skate (Marcas que não são de skate), ver textos, fotos, notícias em outros sites, sendo elaborado por uma pessoa e com créditos de outra e não ter pelo menos a fonte do local, estas coisas me matam de desgosto mesmo.


Uriel, XGames Brasil 2008 - Foto: Pablo Vaz


Fernando Arata: Tente nos contar qual a sensação quando um trabalho seu é reconhecido, elogiado?

Uriel: Muito da hora, me faz editar e fazer mais de mil matérias, e mostrar cada vez mais o trabalho passado pelo elogiado, coloco banner’s no Sk8 de graça, abro as pernas como a galera fala por ai. Pena que meu trabalho, alguns não tem como por créditos para mim, que é tudo feito por trás, para não revelar projeto real, como exemplo por um Site no Google em Primeiro lugar.

Fernando Arata: Como o sk8 é uma mídia independente, alternativa, não possuindo vínculos, você acredita ter a chamada liberdade de expressão? Acha que essa liberdade não existe na mídia especializada?

Uriel:
Está foi bem boa pergunta, SIM Sk8 é mídia independente, podemos falar sobre tudo mostrar todos os lados do Skate, sem cortes e sem resumo, qualquer marca, qualquer atleta e muito mais. Já outras Mídias tem seus valores como propagandas, vínculos com marca X, Marcas não podem divulgar outras marcas, Campeonatos e Etapas não podem mostrar outras etapas, eles não tem liberdade de expressão, ficam amarrados nisto, mas creio que poderia mudar isto, e teria valor especial com quem visita seu local, seja Site, Marca, Revista local que seja.

Mas e o medo da concorrência? Sk8 não tem este medo :).


Uriel e a amiga Laine - Foto: Fernando Arata


Fernando Arata: Na sua opinião qual a importância do sk8.com.br para o skate nacional?

Uriel:
São muitas creio eu, uma delas é mostrar quem está ativo no Skate instantâneo, tipo MSN entro Online já sabe, o cara ae ta ONLINE, o Alexandre Vianna no começo deste ano falo uma coisa muito boa, que eu escutei e gravei.

Que adianta fazer pelo passado e nada pelo presente.

Por isto o Sk8 tem importância grande no Skate, mostrar não só passado como a atualidade. Que atualidade é esta? Atletas Mirins, Iniciantes e a meninas que cada dia melhoram.


Uriel "Punk" - Foto: Fernando Arata


Fernando Arata: No Brasil acredito que existam muitas pessoas que têm vontade de realizar um trabalho voltado ao skate, talvez não o façam por não saberem por onde começar, qual a dica que daria a essas pessoas? Acredita que para se mostrar um trabalho é necessário conhecimento das ferramentas da internet, no caso de se aventurarem na Web?

Uriel:
Apenas força de vontade em aprender na WEB, tem muita coisa pronta, como por exemplo, os Blogs, são de fácil acesso, fácil de fazer, mais fácil ainda de atualizar, deste que você se dedique e crie algo novo. Sim, é fácil, mas se você não tiver garra e dedicação será apenas mais um trabalho em vão.

Mas têm também as profissões, videomaker’s, fotografo’s, marketing. Nossa variedades, não tem mistério, possa ser que um Webmaster, Videomaker entre outros lhe falem. - Nossa seu trampo está “zuado”! Nesta hora insista e faça cada vez mais e mostre do que você e capaz.


Fernando Arata: Quais as diferenças na divulgação do esporte hoje, em relação ao passado, quando deu início a esse trabalho?

Uriel:
Nossa hoje são muitos os tipos de divulgação, eu mesmo divulgo Skate muito forte no Google e não apenas o site Sk8 e sim um todo, meu objetivo nisto e meta foi feito para quem entrar hoje no Google e for em Noticias e buscar pelo nome Skate verá um monte de noticias relacionadas ao Skate. Levei muitos sites de skate para lá, sem os donos deles mesmo saberem deste meu projeto, nisto ganharam sem saber e achando que estão lá por acessos apenas, mas tem um Projeto nisto elaborei isto em 2002, resultados hoje em dia, está como eu sonhava, entrar no Google buscar noticia de Skate e ler.

Monto Blog’s para algumas parcerias que creio que fazem algo pelo Skate, acredito que se eles verem cada vez mais as ferramentas iram melhorar e com isto aprendemos juntos.

Quem ganha com isto? Skatista, pode saber sobre, Cultura, Saúde, Manobras, muita coisa mesmo.

Imagina no passado sem os Sites, Blog’s, Youtube estas coisas de nerds xD


Momento de descontração - Foto: Fernando Arata


Fernando Arata: Quem é Uriel Baesso em seu cotidiano?

Uriel:
Cara quem no passado não optou por estudar e hoje paga seu pecados com isto, hoje tem profissão, mas como as empresas pedem estas coisas de ISO1001 e o “cassete” todo, não posso entrar nestas empresas, mas já trabalhei em uma Multinacional, a Microtec, com dica do Rangel e minha força de vontade passei no teste fácil, sem mesmo ter feito faculdade. (Dica não parem de estudar ou senão vai Se f... como eu).

Fora o trabalho, vou em eventos fazer entrevistas com meus amigos e me divertir, quando estou com Nathalia a gente se diverte e faz trabalho bem legal, e sem fins lucrativos, lógico que queria ganhar algo, mas como não tenho tempo ($$$) para elaborar algo concreto com skate, fico trabalhando fora do Skate, mas o tempo todo meu pensamento é nele.


Fernando Arata: Agora o espaço está aberto para você.

Uriel:
Um salve seria pouco aqui, então quem me conhece sabe, que meu salve e na hora do corre, sem um patrocínio, sem uma roda, sem uma “promo”, sem espaço para mostrar seu skate. É nessas horas que do meu salve a todos vocês. Espero que me conheçam melhor, umas das partes nesta entrevista, e saibam que meu trabalho vai ficar aqui e não levarei ele comigo, então sempre que for falar algo sobre mim, saiba que meu trabalho não e por mim e sim para quem ficar vivo após anos no mundo, só espero isto ter feito algo que alguém se lembre com alegria :).

O tempo passa rápido, hoje você é “Pop Star”, amanhã “nego” na pista vai falar: “Nossa, como esse cara anda mal, sem mesmo saber quem é você.

Eu ando de skate com meus amigos, e ando para mim mesmo.



Uriel, agradeço em primeiro lugar por manter esse trabalho voluntário, o sk8.com.br é fonte de pesquisa e informação do skateboard nacional.


Se ainda não conhece o sk8.com.br, está esperando o que?

Acessem:

Site:
http://www.sk8.com.br/
http://www.skateboarding.com.br/
AboutUs:
http://www.aboutus.org/Sk8.com.br
Flickr:
http://www.flickr.com/photos/sk8combr
Fotolog:
http://www.fotolog.com/skateradical
Grupo no Google:
http://groups.google.com.br/group/sk8combr
Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=188806
MySpace:
http://www.myspace.com/sk8combr
Youtube:
http://br.youtube.com/user/urielpunk


Para conhecer mais sobre Uriel “Punk”, acesse:

Spaces:
http://urielsk8.spaces.live.com/
Netlog:
http://pt.netlog.com/UrielPunk
Fotolog: http://www.fotolog.com/urielpunk
Orkut:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16612898592651353628

Uriel: Vixe, busca meu nome do Google (Uriel Punk) e vai achar tanta coisa :), admito, sou NERD.

Contatos:

e-mail: uriel@sk8.com.br
MSN: urielpunk@msn.com

* - a imagens (fotografias) registradas por Grazi Oliveira e Pablo Vaz foram gentilmente cedidas para essa entrevista.

5 comentários:

Uriel Punk disse...

Sem palavras! China você é o melhor, veio na melhor hora. Por isto não canso de fazer algo pelo SKATE.... Quem ta lendo hora que for manda ollie rs*.

Rafael Bernardes disse...

Cara faz algum tempo que psso pelo sk8.com.br e nunca imaginei tudo isso aí do Uriel. Quando não se sabe a história de alguém, fantasiamos coisas sem fundamento...achei que o cara trampava ali, ganhava dimdim na boa, patrocínios, glamour...
Parabéns ao Uriel e a vc Arata, pois mais uam vez aprendi muita coisa no teu blog.
Pessoas como vcs jamais deixarão o skateboard morrer.

SkateComMédia disse...

Não gosto de falar bem dos meus concorrentes... mas sou obrigado a reverenciar o mano ai!

Além de bom comunicador, é um bom forjador de vídeos e bom degustador de cappuccino, por isso tem o nosso respeito!

Uriel, lembresse sempre: "do céu ao inferno, ou do inferno ao céu, é só dar o primeiro passo, ou melhor, o primeiro ollie. E onde estiver, pode nos chamar pro rolé". Inspirador né, se for usar em algum lugar, meus créditos por favor.

É nóis seu safado (risos)!

Faisca.

Houston disse...

É mano, conheci o Uriel faz pouco tempo, mas já tive uma idéia de o quanto ele se dedica ao skt, e sempre faz os corres pra ajudar a galera, da maneira que for.

Abraço Uriel.
E boa matéria ae Japa

Fernando Arata disse...

Legal pessoal...

o Uriel é um cara que merece...
mas infelizmente nem todos têm o devido reconhecimento e respeito...

Abraços a todos.

Fernando Arata