terça-feira, 17 de junho de 2008

André Luiz Opa - Designer

Através de uma página de fotos pessoais – Flickr.com – entrou em contato comigo André Luiz Opa. Ele se disse interessado em fazer uma ilustração em uma foto minha que estava publicada no site. Achei interessante essa combinação de fotografia e ilustração, e como não conhecia seu trabalho fiquei imaginando no que poderia resultar.

Sendo assim, disponibilizei a imagem para que ele trabalhasse livremente. André foi extremamente profissional em todo o processo de criação, sempre me enviando o resultado das várias fases do processo, apesar desse trabalho ser somente experimental.

Ao receber o resultado final confesso que me surpreendi.

André tem 23 anos, é natural de Cambé - Paraná, onde sempre residiu. É formado em Artes Visuais - habilitado em Multimídia pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), trabalha com design e ilustração há oito anos.

André Luiz Opa


Apaixonado por skate andou durante a adolescência, compartilhando o tempo com bike (BMX street), quando então montou uma banda de Punk Rock, até entrar na faculdade. Voltou a andar de skate há um ano, mas devido a uma torção no joelho foi obrigado há dar um tempo, até a sua recuperação.

Entrevistando André talvez possamos conhecer um pouco mais sobre ele, que têm um futuro promissor.


Fernando Arata: Conte-nos sobre sua relação com o skate e como você visualiza o esporte em sua região?

André Luiz Opa: Sou apaixonado por skate desde minha infância. Lembro do primeiro skate que ganhei, era engraçado, pois, enquanto todos meus amigos estavam envolvidos com futebol, meu negócio era o skate. Essa sempre foi minha paixão.
Na região onde moro o esporte teve um crescimento com a construção de uma pista, porém ainda é necessário mais pistas para que as pessoas conheçam melhor o esporte.


Fernando Arata: O fato de estar sem poder andar de skate te entristece? Pretende voltar a andar logo que se recupere? Você pratica e/ou já praticou outras atividades esportivas? Como é o esporte em sua vida?

André Luiz Opa: Sim, entristece por que o skate era uma forma para meu corpo entrar em equilíbrio. Um momento em que eu esquecia de todos meus problemas, preocupações e me fortalecia para começar novamente.
Pretendo sim, sinto muita falta e quero voltar o quanto antes. Quanto a outro esporte, já pratiquei BMX e vejo que o esporte é essencial para manter a vida saudável.

Fernando Arata: Você já tocou em uma Banda de Punk Rock, você tocava algum instrumento? Parou de vez com a música?

André Luiz Opa: Nossa... Na época da banda eu tocava contrabaixo, cantava e também criava algumas músicas. A banda era formada por três integrantes e tinha como nome breast rotten (peito podre). Tocávamos muito no colégio e na chácara do baterista. Foi uma fase legal da minha adolescência. Este ano convidei meus amigos para voltarem a tocar, mas devido à faculdade nem no ensaio chegamos.


Fernando Arata: Seu trabalho de conclusão do curso universitário foi relacionado à skate, com o tema: Ilustração Experimental Aplicada em Prancha de Skate. Conte sobre ele, teve uma repercussão positiva?

André Luiz Opa: é isso mesmo, a idéia do projeto era estudar vários segmentos da arte e do design que pudessem ajudar a desenvolver um novo estilo de ilustração. Após a pesquisa, comecei a mesclar essas idéias até chegar a um resultado sólido. Depois desses processos criei três ilustrações e apliquei em pranchas de skate.
Graças a esses e outros projetos meu trabalho vem sendo visto e divulgado em sites importantes da área de design e arte, como: site da revista Zupi, revista digital Ideafixa e o site ffffoud.com.

TCC


Fernando Arata: Fale do seu trabalho, atualmente está atuando em uma agência de propaganda, você têm liberdade de criação nela?

André Luiz Opa: Sim, trabalho em uma agencia de propaganda dirigindo arte de algumas contas da empresa. Posso dizer que tenho certa liberdade na criação dos materiais, mas trabalhar em agência de propaganda não é bem o que eu quero para meu futuro. Minha vontade é abrir um próprio estúdio, e trabalhar com projetos mais diversificados.

Revista Digital Reaja


Fernando Arata: Fora da agência você realiza trabalhos pessoais?

André Luiz Opa: Sim, muitos! É o momento em que eu desenvolvo projetos experimentais, compartilho idéias com amigos da área e fortifico meu portfólio com linhas estéticas que quero seguir no futuro como profissional.




Fernando Arata: Você tem pretensão de atuar com design e ilustração voltado para o mercado de skate? Já existe algo que tenha feito?

André Luiz Opa: Tenho sim, digamos que seja uma das minhas metas e um dos meus maiores sonhos. Atualmente estou desenvolvendo projetos em parcerias com profissionais que atuam na área do skate. Já produzi alguns trabalhos experimentais ilustrando direto na madeira da prancha de skate, com canetas especiais desenvolvendo novas técnicas e também fiz em 2007 meu projeto de conclusão de curso voltado 100% ao skate.

Logo Sk8.com.br

Estampa - camiseta Sk8.com.br


Fernando Arata: Quais as técnicas que você costuma utilizar? Você procura sempre estar inovando e aprendendo novas técnicas para aplicação nos trabalhos que desenvolve?

André Luiz Opa: Meu processo de trabalho é simples. No momento em que crio as idéias já começo a passar para o papel fazendo alguns rascunhos. Digitalizo os desenhos e começo a trabalhar em um programa vetorial dando inicio ao acabamento. Se for necessário, transporto o arquivo em vetor para o Photoshop para trabalhar com tratamento de cores e aplicação de efeitos. Gosto muito também de desenhar com caneta permanente em superfícies como: vidro, madeira e tecido. Quanto a novas técnicas, além de experimentar vários tipos de materiais, faço pesquisas em livros e internet, e também busco inspiração em outros artistas, designers e estúdios de design como: os designers Alex trochut, Joshua Davis, o ilustrador Maybe, e os estúdios de design Colletivo, Mopa, Nitrocorpz e Firmorama.

velho espelho novo desenho

Fernando Arata: Deixe suas considerações finais.

André Luiz Opa: Agradeço o pessoal da SK8 que vem desenvolvendo um excelentíssimo trabalho em prol do skate e a minha quase esposa que me apóia e me ajuda em todos os momentos.


Para entrar em contato e conhecer um pouco mais do trabalho do designer André Luiz Opa, acesse
www.andreluizopa.com ou troque um idéia com ele pelo e-mail andreluizopa@gmail.com

3 comentários:

Rafael Bernardes disse...

Excelente entrevista Arata. Que belas ilustrações do amigo André.
Outro dia ainda tava trocando uma idéia com o Sesper (http://reboard.blogspot.com/). Como a arte e a criatividade estão em evidência hoje em dia. Tem muita coisa boa por aí, e que felizmente a internet fomenta pra alegria de todos nós.
Parabéns.

Fernando Arata disse...

Rafael...
essa sua dica foi muito boa...valeu...

Como está se virando como Pai fresco?hehe

Abraço
Fernando Arata

Rafael Bernardes disse...

Tu sabe melhor que eu....bah to apanhando muito meu caro =D
Mas é muito recompensador. Eu to a todo gás em tudo que faço por causa dessa pequenina.
Tudo de bom pra tua família.
Abração.