quinta-feira, 13 de março de 2008

Mauricio Parmalat - Fazendo a conexão Norte/Sul

Há mais ou menos duas semanas entrou em contato comigo Leonardo Barreto, skatista e fotógrafo, natural de Belém do Pará. Em nossa conversa ele citou a falta de matérias sobre o skate do Norte do País, e se propôs a nos mostrar o que anda acontecendo por lá.

Eu achei a idéia muito interessante, e me predispus a publicar suas matérias, pois conhecendo nosso esporte em todos os cantos do nosso País poderemos visualizar a sua diversidade.

Apesar do Skatógrafo ter sido criado para que eu pudesse mostrar meu olhar sobre fotografia e skate, estarei sempre aberto a divulgar àqueles que de uma maneira ou de outra sentem a necessidade de se expressar.

Fernando Arata

_______________________________________________________________________________

Mauricio Parmalat
Por: Leonardo Barreto

Mauricio Carvalho, apelidado Parmalat, é nascido em Belém-PA no ano de 1986, levado aos 7 anos de idade para Porto Alegre-RS, onde mora até hoje. Iniciando sua vida sobre rodinhas no ano de 1999, numa de suas férias na “cidade das mangueiras” (Belém), costumava dividir o skate com seu primo, que não seguiu em frente com o esporte.

Durante esse tempo, Mauricio já retornou à sua cidade natal várias vezes, a última em janeiro de 2008, sendo esta sua estada no Pará o enfoque desta matéria, que rendeu muitas imagens, novas amizades e boas histórias.


Parmalat, b/s nollie, Galpão secreto - Foto: Leonardo Barreto

Parmalat, s/s b/s crocked, Galpão secreto - Foto: Leonardo Barreto


Belém é uma cidade de clima tropical, com um grande patrimônio histórico e natural, de grande riqueza cultural (principalmente culinária e musicalidade), com um povo hospitaleiro e caloroso. Para o skatista, um paraíso de picos de street, com muito chão bom e verde para completar o visual. Várias praças perfeitas com bordas, gaps e escadarias (ex. Pça. do Carmo, CAN, “mini-Barcelona”, complexo São Braz), tudo em mármore e granito! Quer mais? Em municípios vizinhos temos picos no melhor estilo Califórnia: colégio CAIC em Sta. Izabel (uma réplica das instituições de ensino americanas); Pça. do Trem em Castanhal (totalmente skatável com bordas, gaps e manuais de todos os tamanhos). Ainda insatisfeito? Contamos com inúmeros locais especializados para a prática do skate, como miniramps particulares e públicas, e, saindo quentinha do forno, a nova skatepark de Belém, que está entre as 10 maiores e melhores da América Latina. Satisfeito? Ainda tem mais duas pistas quase prontas, saindo até o final deste ano!

Parmalat, s/s f/s ollie, CAN - Foto: Leonardo Barreto
Parmalat, f/s nosegrind, CAIC - Foto: Leonardo Barreto

A estada de Parmalat em Belém foi repleta de grandes reencontros, ótimas sessões e novas amizades, pois o rapaz além de ser um skatista de alto nível técnico (pop e switchstance pra ninguém por defeito), tem uma forte personalidade e um carisma muito grande, isso tudo faz dele um exemplo de skatista de alma, uma pessoa humilde, e que, sem deixar de sonhar, está atingindo suas realização tanto no esporte quanto na vida.

Parmalat, s/s heelflip, CAIC - Foto: Leonardo Barreto
Parmalat, f/s nosegrind, CAIC - Foto: Leonardo Barreto

Como skatista, Parmalat é um tanto perfeccionista com seu trabalho, causando ótima impressão em tudo o que faz dentro do esporte, pois além de sua determinação, existe uma grande habilidade técnica, visão e atitude, o que o diferencia dos demais praticantes.

Mauricio "Parmalat" Promo (Belém/Porto Alegre)



Este é um pequeno resumo de Mauricio Parmalat, suas raízes e experiências, mostrando a importância dessa interação entre Norte e Sul, e o quanto ela pode ser produtiva para o skate de ambas as regiões. O skate tem muito a agradecer a pessoas como ele, que ultrapassam barreiras, levando e unindo o skate do Oiapoque ao Chuí!

Texto: Leonardo Barreto e Joélcio “Batman”

Fotos: Leonardo Barreto -
www.flickr.com/leobarreto

Um comentário:

Faisca disse...

Popizão do maluco hein?

E as fotos?

e Belém?

Parabéns mano Arata pelo espaço aberto aos novos talentos, ao Leonardo e Batman pelo texto e foto, e ao Parmalat pelo skate no pé!

É nois...

Ps.: Arata, tira aquela p#rra de "verificação de palavras" na caixa de comentários.

Fernando Faisca.