sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Tubarão - SC - Brasil

Em janeiro de 2008 estive de férias em Santa Catarina, foram 15 dias no lugar que anseio um dia viver novamente. Em 2006 morei em Tubarão e trabalhei em toda a região Sul do Estado, e tive a oportunidade de conhecer como é belo, onde a qualidade de vida espero ter um dia pra mim e minha Família.

Ao fundo, Tubarão - SC

Prainha, Guarda do Embaú-SC - Foto: Fernando Arata

Em 2006 o que consegui levar de São Paulo foram a minha bicicleta e o skate. O skate estava sempre dentro do carro, como viajava para várias cidades andei em várias pistas. Fui com isso percebendo que o esporte em Santa Catarina é carente (pois sempre comparava a São Paulo).

Cachoeira do Avencal, Urubici-SC

Na época (sozinho e sem conhecer ninguém) ficava imaginando de que maneira eu poderia ajudar no desenvolvimento do esporte. Quebrei a cabeça e imaginei que através da fotografia pudesse fazer algo. O detalhe é que eu não possuía máquina fotográfica, apenas uma digital “descartável” da empresa que usava no trabalho.

Foi com ela que comecei um “trabalho” de divulgação do esporte no Estado. Então comprei uma câmera digital amadora, possuía quase nenhum conhecimento em fotografia, mas pude fazer a cobertura dos eventos que aconteciam, conseguindo assim chamar a atenção da mídia e colocar algumas matérias em sites. Assim começou meu envolvimento com os bastidores do esporte, já que era apenas um praticante.


Matéria no site da Cemporcento - Gold Skatepark

Mazzuco, na matéria no site da Cemporcento


Matéria no site da Tribo - Campeonato FREEDAY

Yuri Facchini - Matéria FREEDAY

Em Tubarão, o skatista Diego Fernandes (Kbça) convenceu seu patrão a investir em uma pista de skate, assim nasceu a Gold Skatepark, que acredito ter ficado aberta uns 8 meses apenas. Sabemos o quanto é difícil manter uma pista particular aberta, temos muitos casos de pistas que já não existem mais, mesmo por trás de grandes marcas. Mas nesse tempo presenciei dois campeonatos na Gold, com skatistas vindos de várias cidades, a iniciativa do Diego impulsionou o esporte na cidade durante esses meses.


Gold Skatepark - Foto: Fernando Arata

Gustavo "Roller" - Foto: Fernando Arata


Matéria no site da Tribo - Champ na Gold

Fábio Pompeu - na matéria do Champ da Gold
Na cidade quem movimentava o esporte era a iniciativa de alguns skatistas, pouco ou nenhum apoio se tinha da iniciativa privada, ou da prefeitura.

No final de 2006 retornei para São Paulo, mas fiquei com uma idéia fixa na cabeça, a de continuar de alguma maneira a colaborar para o crescimento do esporte em Santa Catarina. Em março de 2007 conheci um Blog, o Skate em Foco, e na hora me identifiquei. O Blog possuía qualidade nos textos, e uma bela diagramação. Vi assim uma oportunidade de voltar a falar sobre skate.

Logo fui mandando material ao Skate em Foco, assim conheci (virtualmente) o hoje amigo Fernando Faísca, skatista tubaronense que com a ajuda de mais alguns skatistas da cidade mantinha o Blog.

Fernando Faísca - Foto: Fernando Arata
Talvez eu seja o maior incentivador do Skate em Foco, e pude perceber agora nessa viagem de férias, onde conheci pessoalmente o Fernando Faísca, o quanto é trabalhoso manter um Blog com atualizações quase que diárias .O Blog é atualizado da cozinha de sua casa, mostrando que para divulgar o esporte basta iniciativa. Mas isso exige também muita dedicação, e muitas vezes o retorno, ou seja, o reconhecimento desse “trabalho” não vem na mesma proporção, principalmente daqueles que são os maiores beneficiados, os próprios skatistas da cidade.

Arthur, filho do Faísca - Foto: Fernando Arata
O Blog foi criado para desenvolver o esporte na cidade, mas como eu sempre dizia ao Faísca, que o Skate em Foco iria se tornar referência do skate no Estado de Santa Catarina. Com isso, foi criado outro Blog, o Skate de Tubarão, onde se mostrava o que acontecia no skate da cidade. Mas, acredito que por essa falta de reconhecimento e apoio dos próprios skatistas da cidade, ele acabou por deixar esse projeto de lado.

Acompanho o Skate em Foco desde quase seu início, através dele conseguiu-se apoio da iniciativa privada (lojistas, empresários locais), e com isso vários campeonatos e eventos foram realizados, mudando a realidade do skate na cidade. Agora, para se poder reivindicar o apoio do poder público, foi então criada a ATSB (Associação Tubaronense de Skateboard), mais uma iniciativa do Fernando Faísca e alguns skatistas da cidade.

Cartaz do Coral Reef - Arte e Foto: Faísca
Cartaz Desafio Virtual - Arte e Foto: Faísca
Cartaz do Dia das Crianças - Arte - Faísca
Como no Skate em Foco não poderia se falar de skate de uma maneira que satirizasse os bastidores do esporte, foi então criado pelo Fernando Faísca, em conjunto com seu parceiro, o skatista tubaronense Deivis Vieira, o Skate com Média.


Deivis Vieira - Foto: Fernando Arata
De 2006 para 2008, em relação aos lugares para a prática do esporte, pouca coisa mudou. Apenas foi inaugurada a pista pública do Conselho Comunitário do Bairro Passagem. Fora isso, existe a velha pista do centro e um Half de cimento na Associação dos Ferroviários.


Pista do Bairro Passagem, Tubarão - Foto: Fernando Arata

Pista do centro, Tubarão - Foto: Fernando Arata


Mas o local preferido para a prática do esporte é em um terreno onde havia um supermercado, chamado pelo skatistas locais de Anjela, onde hoje há somente um piso relativamente liso, é onde a galera se reúne para o “rolê” diário. Nesses dias que estive em Tubarão, foi lá que reencontrei os amigos e fizemos algumas sessões de fotos.


Phellip "Gordo" - Foto: Fernando Arata
Roberto de Souza - Foto: Fernando Arata

Enrique - Foto: Fernando Arata


Entender em somente um ano de convívio, o que movimenta a engrenagem do skate em uma cidade, parece ser pouco tempo, mas aprendi que para isso é necessário somente iniciativa e força de vontade, e isso alguns skatistas tuboronenses têm de sobra.


Texto: Fernando Arata

Um comentário:

surfacessorios disse...

irado o blog japa!
sei q isso aqui vai longe..
parabénss!! e vlw por sempre ajudar a city aqui..
é noi$$