sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Arte nas Ruas: um retrato do skate amador da cidade azul

A Associação Tubaronense de Skateboard inaugura no próximo dia 14 de janeiro, às 19h00, a exposição "Arte nas ruas: um retrato do skate amador da cidade azul", no Centro Municipal de Cultural Willy Zumblick (ao lado da pista pública de skate). Ao todo serão 10 skatistas tubaronenses sob as lentes do fotógrafo Fernando Arata Martins.

Expo Arte nas Ruas
Arte nas Ruas: um retrato do skate amador da cidade azul

Para o fotógrafo Fernando Arata Martins a idéia da exposição surgiu de duas paixões, o skate e a fotografia que se consilidaram com sua passagem pela cidade no mês de novembro de 2008.

"Depois que me casei e retornei a São Paulo passo todas as minhas férias em Tubarão, para visitar a família de minha esposa, que é tubaronense. Nessa minha viajem para a cidade, tive a idéia e conversei sobre a possibilidade de colocar em prática o projeto da exposição com os integrantes da Associação Tubaronense de Skateboard. A minha função foi registrar as imagens e toda a viabilização do projeto ficou para a Associação. Sou de São Paulo (capital), onde o skate já está desenvolvido, lá temos o apoio da prefeitura, das marcas e das mídias. O número de praticantes é grande e são realizados inúmeros eventos mantendo o skate sempre ativo. Aqui em Tubarão, apesar do mercado não ser tão grande, vejo que o esporte tem se desenvolvido, as lojas e marcas da região estão apoiando os eventos. A exposição tem a função de mostrar que o skate está vivo, vem se fortalecendo e o meu desejo é contribuir para o seu desenvolvimento". (Fernando Arata Martins)

Ainda no dia 14, às 20h00, será exibido o vídeo Simplesmente 2º Edição. João Pedro Romero, idealizador e videomaker, junto com os skatistas que possuem suas partes no vídeo já percorreram as cidades catarinenses de Itajaí, Blumenau, Florianópolis e agora desembarcam na cidade de Tubarão. Para João, o vídeo tem como ideologia fortificar mais ainda a corrente dos verdadeiros skatistas de rua, retratando aqueles que simplesmente sentem o prazer em andar de skate todos os dias em busca da evolução.

"Essa união tem elevado diariamente o nível de cada skatista envolvido neste projeto. Todas imagens captadas no vídeo ocorrem em território nacional, dando ênfase aos mais diversificados picos". (João Pedro Romero)

A exposição "Arte nas ruas: um retrato do skate amador da cidade azul" estará disponível ao público até o dia 15 de fevereiro de 2009. Em seguida, as fotografias serão expostas na loja Virtual Surf and Skate Shop durante o restante do mês. Para os integrantes da Associação Tubaronense de Skateboard, este tipo de evento é fundamental para divulgar o skate na cidade, que assume também o seu papel cultural.

"Eventos culturais deste tipo mostram que existem vários outros aspectos presentes no ato de praticar o esporte. Durante muito tempo o skate em Tubarão foi deixado de lado pelos setores públicos e privados da sociedade, visto apenas como uma brincadeira de criança. Mas, com o tempo, estamos mostrando que existe uma relação grande entre o praticante e o seu skate". (Fernando Faisca Rosa)

O Skateemfoco.com estará presente no evento de lançamento e a cobertura com fotos e matéria você poderá conferir no blog.

Por: Fernando Faisca

Nenhum comentário: