domingo, 13 de abril de 2008

Skate: esporte ou estilo de vida?

Freqüentemente a mídia aborda esse assunto, como classificar o skate, como esporte, ou como um estilo de vida. É difícil chegar a uma conclusão, aliás, impossível.

O Skate é esporte a partir do momento em que foram criadas regras, competições, pois até então era considerado como um estilo de vida. Hoje existem Confederações, Federações, Associações, enfim, tudo para que o esporte seja organizado, através de regras/regulamentos.

Renatinho, no Circuito Radical - Foto: Fernando Arata


Mas há aqueles skatistas que não participam de competições, apenas curtem andar de skate, vivendo uma vida influenciada por suas características. Existe uma cultura do skate, mas ela é tão diversificada que impede qualquer possibilidade de classificação do que seria um skatista.

Skatista, Pista da Imigrantes/SP - Foto: Fernando Arata


Hoje em dia, por exemplo, temos influências de diversos ritmos musicais, cada qual ditando a sua moda que é absorvida pelos skatistas. Com isso podemos até identificar grupos distintos, que em comum andam de skate.

Existem também aqueles que além de andar de skate, praticam outro(s) esporte(s), e com isso, se trajam e se comportam conforme o ambiente em que estão inseridos.

Aleckis e Reinaldo "Magoo", centro de SP - Foto: Fernando Arata


Enfim, na minha opinião, concluo que o skateboard é um esporte, cujos praticantes possuem infinitas formas de viver, infinitos estilos de vida, cada qual influenciado por elementos externos que o tornam um ser único, não podendo assim ser classificado em um contexto mais amplo. E àqueles que somente curtem sentir a brisa em seus rostos, são os que vivem a sua essência, não tendo um objetivo a conquistar, mas somente ter o prazer de estar em cima de uma “tábua com rodinhas”, que só quem já esteve em cima sabe como é.

Fernando Arata

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente ARATA...

Sou apenas um skatista, nada mais... independente da roupa que uso, do som que escuto e das pessoas com quem convivo!!!

Andar de skate pra mim é uma coisa única... e é somente para mim, não para o julgamento dos outros...

grande post!!!

Delmon "Splinter"

Anônimo disse...

Splinter...

obrigado pela visita e pelo comentário!!!

Grande abraço

Fernando Arata