domingo, 3 de fevereiro de 2008

Entrevista – Marcello Piacentini "Pelado"

Fundada em 1878, hoje com aproximadamente 20.000 habitantes, localizada no sul de SC e de colonização italiana, Urussanga é uma cidade onde o skate é “VERTICAL”. As únicas opções que a cidade oferece aos skatistas são dois mini-ramps (particulares) e o velho bowl-banks, que com 18 anos de existência vem proporcionando durante gerações de skatistas locais e da região a evolução nessa modalidade.

Bowl-banks de Urussanga - Foto: Fernando Arata


Diferente do que acontece na maioria dos locais, onde a grande maioria dos praticantes optam pelo street, em Urussanga predomina o vertical. Mesmo por que é a única maneira de evoluírem no esporte, já que na cidade não se encontram lugares para a prática do street.

Isso faz com que na cidade surjam novas promessas na modalidade vertical. Dentre elas está Marcello Piacentini (Pelado), urussanguense de apenas 17 anos, que com um estilo técnico, mesclando manobras do street com o vertical e com variações de aéreos vem se destacando nos campeonatos que participa.

Entrevistei Marcello Piacentini (Pelado), onde descobri um pouco mais sobre ele e o skate de Urussanga.

Marcello "Pelado" - Foto: Affonso Muggiati


Fernando Arata: Me fale da relação de Urussanga com o vertical, diferente do que acontece na maioria das outras cidades, onde o street predomina?

Pelado: Como Urussanga é uma cidade interiorana e que não apresenta condições para a pratica do street, com asfalto e lugares adequados para a pratica dessa modalidade, em 1989 a galera old school que começou com o esporte aqui se mobilizou para fazer o bowl da cidade, sendo assim a maioria dos novos atletas já foram direcionados a praticar a modalidade vertical.

Fernando Arata: O Bowl, quintal da sua casa, e local de treino da galera daí já passou por algumas reformas, mas está precisando de uma nova, existe da prefeitura da cidade disposição para essa reforma? Como é o apoio da prefeitura em relação ao esporte?

Pelado: O bowl hoje se encontra em uma situação muito precária, com um flat muito áspero. Já houve algumas tentativas e pedidos para os superiores da cidade, mas nada acontece. O patrimônio é público e há 18 anos que foi feito parece que foi esquecido pela prefeitura. Precisamos urgentemente que aumente o interesse dessas entidades e que elas olhem por nós e enxerguem que o skate em Urussanga acontece e se melhor apoiado com certeza irá cada vez mais longe.

Marcello "Pelado" - Foto: Fernando Faísca

Marcello "Pelado" - Foto: Marcelo Miyashita


Fernando Arata: Na maioria dos lugares o skate é “marginalizado”, com isso acaba tendo pouco ou nenhum apoio dos órgãos públicos, você acha que isso é o que acontece em Urussanga?

Pelado: Há um tempo atrás essa pergunta seria facilmente respondida, pois o skate era muito marginalizado aqui na cidade e com certeza não era apoiado devido a esse pre-conceito. Mas hoje essa visão mudou, e acredito que não seja porque eles olham o skate como um esporte pra “moleque”, acho que essa falta de apoio aos esportes é mais uma falha do governo em geral, não só em Urussanga, deixando essa função para empresas privadas e nem todos os atletas possuem o privilégio de serem apoiados por uma, fazendo com que isso dificulte na evolução dos esportes.

Fernando Arata: Para representar seu skate e levar consigo o nome de sua cidade as competições você conta com que apoio? O que você acha que falta para levar o seu skate mais longe?

Pelado: Para ir aos campeonatos e para o meu dia a dia de treinos conto com o apoio de meus patrocinadores NUGAIS E AXS FOOT WEAR, e aquele velho e indispensável apoio moral dos amigos (risos), que sempre estão me botando maior pilha e isso me ajuda muito, e é assim que venho evoluindo. Eu acredito que para o meu skate ir mais longe era preciso um half de madeira que só assim a evolução iria ser diária e ao chegar nos campeonatos eu não iria estranhar tanto os halfs.

Marcello "Pelado" - Foto: Fernando Arata

Fernando Arata: Você se espelha em alguém ou tenta criar seu estilo próprio?

Pelado: Sim, me espelho em vários atletas, como: Bob Burniquist, Rune Glifberg, Ryan Sheckler. Gosto muito de ver vídeos desses caras, e quando ando tento aperfeiçoa minhas manobras. A partir dessa base, faço meu estilo próprio.

Fernando Arata: Conta pra gente quais foram seus últimos resultados em campeonatos?

Pelado: Agosto de 2006 - 1º lugar no campeonato do bowl de Urussanga Abril de 2007 - 2º lugar na primeira etapa do circuito gaúcho de vertical
Maio de 2007 - 2º lugar no campeonato do bowl de Urussanga
Julho de 2007 - 6ºlugar na terceira etapa do circuito vans brasileiro amador de vertical

Marcello "Pelado" - Foto: Eduardo Braz

Fernando Arata: Mande o seu recado.

Pelado: Andem de skate com amor, que a cada manobra acertada, por mais simples que ela seja, sorria e sinta gosto por estar em cima do carrinho, só assim a evolução irá acontecer.

Pelado, campeão amador do XII Urussanga Skate Park


Marcello, eu agradeço sua colaboração e te desejo sucesso, sei do seu esforço e com muito treino tenho a certeza que alcançara seus objetivos.


Para conhecer um pouco mais sobre Marcelo Piacentini, acesse:

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11973076827342832777
Fotolog: www.fotolog.com/marcellop

Se quiser entrar em contato:

e-mail: marcellopiacentini@gmail.com
MSN: marcellopiacentini@hotmail.com


Essa entrevista foi publicada em agosto de 2007 no Skate em Foco.

Link para a matéria:

Skate em Foco: http://www.skateemfoco.com/2007/08/entrevista-marcelo-pelado.html


Fernando Arata

Nenhum comentário: