Originalmente inventado para “surfar” no asfalto, o skate se desenvolveu, foram criadas várias modalidades, para diferentes gostos, mas uma forma de utilização em especial faz do skate algo além de diversão, o transforma, fazendo dele uma ferramenta para transpor obstáculos que a vida impôs: a locomoção.
Utilizado como meio de transporte e locomoção por deficientes físicos (paraplégicos), muitas vezes por falta de condições financeiras para adquirir uma cadeira de rodas, nosso “carrinho” tornou-se a essas pessoas uma forma alternativa e improvisada de ir e vir.
Enfrentando no dia a dia os obstáculos impostos pela má conservação de calçadas e ruas, além da não adaptação das cidades, essas pessoas somente esperam poder, como toda e qualquer pessoa, viver suas vidas de forma que não necessitem depender de outras pessoas.
Infelizmente é isso, ao invés da cidade se adaptar as pessoas, de nossos governantes darem aos cidadãos condições mínimas para que todos possam viver em igualdade, as pessoas é que se adaptam, independente de suas limitações.
O skate assim contribui para proporcionar a essas pessoas a liberdade para poderem viver dignamente, apesar de não adaptado para esse fim.
Texto: Fernando Arata
Esse texto foi publicado no Skate em Foco e Sk8.com.br.
Link's para a materia:
Skate em Foco: http://www.skateemfoco.com/2007/11/skate-como-meio-de-locomoo.html
Sk8.com.br: http://www.sk8.com.br/br/conteudo.asp?cn=100&ct=1172
Nenhum comentário:
Postar um comentário