quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Inauguração da Exposição Arte nas Ruas

No dia 14 de janeiro, em Tubarão/SC, foi inaugurada minha exposição Arte nas ruas: um retrato do skate amador da cidade azul. Um coquetel foi oferecido e contou com a presença dos skatistas da cidade.

A exposição somente foi possível graças ao amigo e curador Fernando Faísca Rosa, presidente da Associação Tubaronense de Skateboard. No total, estão expostas 20 fotografias de 10 skatistas tubaronenses, registradas nos meses de novembro e dezembro de 2008, em minha passagem de férias pela cidade.

Exposição Arte nas Ruas - Foto: Faísca

Deivis Vieira Nunes e namorada - Foto: Faísca

Denis Pitigliani de Souza - Foto: Faísca

Rodrigo Nazário da Silva e seu pai - Foto: Faísca

Fernando Faísca Rosa e Família - Foto: Deivis Vieira

Guilherme Minatto - Foto: Faísca

Tuana Mara Lemos Medeiros - Foto: Faísca

Elias Heleodoro - Foto: Faísca

Gengiva - Foto: Faísca


Segue abaixo o texto escrito pelo skatista e amigo Deivis Viera Nunes para a exposição.

Arte nas Ruas

Os primeiros embalos na cidade azul foram dados na década de 70, em alguma calçada, por algum menino que ganhara um presente dos pais e que com certeza não fazia idéia de onde essa “brincadeira” chegaria. A pista pública foi inaugurada no ano de 1979, talentos foram revelados e com a mesma facilidade, esquecidos. Momentos não registrados, contos, lendas...

A década de 80 foi decisiva, e mesmo com poucos praticantes, fincou a cidade com nome de peixe grande no cenário ainda recluso do skate nacional. A primeira aparição em uma revista especializada foi nessa época e provavelmente também o primeiro registro do skate tubaronense.
Durante essa trajetória o skate foi gerando raízes e sorvendo de outras culturas elementos como música e arte, criando tendências e se tornando um estilo de vida.
Não com a pretensão de resumir o skate em Tubarão - Santa Catarina, mas com o intuito de desnudar momentos que não podem ser deslumbrados pela grande maioria é que o fotógrafo Fernando Arata Martins manifesta seu trabalho.

Segue adiante mais uma ramificação do skate, a fotografia além da fotografia. 10 momentos, 10 perfis. A expressão do que é o skate em um instante congelado no tempo sob a visão de um apaixonado pela junção skate e fotografia.

Observe, Viaje, sinta...


Além da exposição também realizou-se a premier do vídeo Simplesmente 2º Edição, com a presença do videomaker João Pedro Romero.

Simplesmente 2 edição - Foto: Faísca


Para adiquirir o video Simplesmente 2º edição ou para obter maiores informações acesse o blog
Simplesmente Continua.

A exposição estará a disposição do público até o dia 15 de fevereiro no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, na Av. Marcolino Martins Cabral, ao lado da pista pública de skate.

Deixo aqui o meu agradecimento público ao amigo Fernando Faísca Rosa.

Fernando Arata


Um comentário: