quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cedric Gracia

Até o último sábado (14/02/09) só havia visto o Cedric através de vídeo, e quem conhece o cara ou já ouviu falar sabe do que ele é capaz. Gentilmente fui convidado pelo Fórum DH Brasil (www.dhbrasil.com.br/forum) para realizar a cobertura fotográfica do DH Urbano em Santos 2009. Essa foi a primeira vez que fui a esse evento, e tive a oportunidade de ver o Cedric em ação.

Como sempre diz meu amigo Luiz Fernando: “O cara veste a bike!”. Literalmente é isso mesmo que ocorre, ele e sua bike parecem ser uma única peça. Sua maneira de conduzir é agressiva, e ao mesmo tempo graciosa.

Em uma de suas descidas, após um grande lance de escadas eu percebi que sua bike havia quebrado e rapidamente registrei o “moment” em que mostra sua roda traseira torta. Eu imaginava que iria parar, então fiz a foto antes do próximo lance de escadas. Ele também percebeu a quebra, mas mesmo assim não parou! Varou o pequeno lance de escadas mostrado na foto e não deu importância para o próximo lance, esse maior. Se quisesse ele poderia ter parado, mas não o fez. O que o parou foi o fato de seu câmbio sair voando, impossibilitando sua bike de andar.

Cedric Gracia - DH Urbano de Santos 2009
Cedric Gracia


Mas o que mais me impressionou no Cedric foi seu carisma e pela atenção na maneira que trata a todos, sem exceção. Depois da tomada de tempos do sábado o amigo Marcelo Massukado chamou o Cedric e mostramos a foto a ele. Pela forma que nos tratou decidi procurar depois seu contato na internet, para enviar a foto para ele.

Encontrei seu site (
http://www.cedricgracia.com/), onde pude achar seu endereço de e-mail. Enviei a foto para ele e também ao webmaster Nanan. O Nanan me agradeceu o envio e pediu a sua utilização para divulgação, deixando claro que respeitaria meus direitos autorais. Fiquei surpreso com isso, pois vemos muitas mídias utilizando imagens sem os devidos créditos. Inclusive o próprio Nanan inseriu meu nome na foto.

Abaixo segue a newsletter divulgando o resultado do Cedric aqui em Santos com a foto tirada por mim.

* - click na imagem para ampliá-la


Mesmo que tenha cedido o direito a foto para divulgação, e com isso não tenha tido retorno financeiro, tenho que agradecer ao Nanan, da Furious Sport Marketing Agency (http://www.furiousagency.com/) por se preocupar em preservar meu direito autoral.

Infelizmente muitas vezes as coisas não ocorrem dessa maneira.

Fernando Arata

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom Arata-san
Esse é o espírito da coisa! Ride for fun, seja no sk8, no dh, no xc. Como já disse, foi muito legal contar com os teus registros fotográficos na prova. Espero que vc continue nessa nova empreita e que nos encontremos mais pelas escadas da vida ... isso se a princesinha deixar ... hahaha.
Abs irmão