sábado, 9 de fevereiro de 2008

Leandro Pires - Fotógrafo

Com a proposta de conhecermos o trabalho dos novos talentos da fotografia de skate nacional, estarei em busca de publicar matérias contando a trajetória dessas pessoas que tem papel fundamental para o esporte.

Entrei em contato com Leandro Pires, fotógrafo de São Paulo que atua há três anos no mercado. Suas fotos podem ser vistas em algumas das mídias nacionais: VISTA (http://www.vista.art.br/), SKT (http://www.sktonline.com.br/), SWITCH (http://www.switchskate.com.br/).


O próprio Leandro irá nos contar a sua estória, que veremos no texto que gentilmente foi redigido por ele.

Texto: Fernando Arata


"Sou Leandro Pires, fotógrafo de skate. Resido na zona sul de São Paulo.
Em 1996, indicado por um amigo, consegui meu primeiro emprego numa foto e ótica na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, esquina com a Av. Paulista. Eu era office boy e meu trabalho era levar os rolos de filmes da filial em que eu trabalhava para uma outra, onde ficava a máquina de revelação e trazer de volta os já revelados. Naquela época começou o gosto pela fotografia e comprei uma câmera.


Cidade de São Paulo - Foto: Leandro Pires


Em 1997 comecei a fotografar alguns amigos durante as sessões de skate: Binho, Pitu, Roberto e Geam. Em um momento, mais à frente, apenas para registro mesmo, os próprios fotografados e algumas pessoas falavam bem das fotos. Eu juntava conselhos aqui e ali e pronto, já estava empenhado nesta arte.

Luiz Hiena - Foto: Leandro Pires


Daquela época até hoje muita coisa mudou. Tive três câmeras reflex: uma Vivitar V4000 totalmente manual e uma Canon EOS 3000N - ambas de filme - e agora tenho uma EOS 20D “digital”, com muito mais agilidade para o processo de produção da foto. Hoje também tenho dois flashes, um com foto célula e outro com rádio, o que ajuda muito para obter resultados de mais qualidade. Durante o decorrer do tempo também fiz alguns cursos, um de “Fotografia Básico 1 para lojistas” na Fuji Film do Brasil outro de “Revelação e Ampliação em Preto e Branco” no museu Lasar Segall. Recentemente participei do “Encontro de Imagem Digital” no Senac, onde rolaram muitas palestras de vários profissionais de diversas áreas da fotografia. Para mim este foi um divisor de águas.

Rodrigo Maizena - Foto: Leandro Pires

Vejo como papel fundamental para minha evolução dentro da fotografia de skate dois pontos: o fato de eu estar envolvido com o skate por amor, pois sempre pratiquei e sempre praticarei, independente de qualquer coisa. O que também me ajuda muito nesta caminhada é que sou muito crítico com meu trabalho fotográfico, portanto encaro a crítica como fator principal para a evolução de qualquer coisa. Encaro-as de forma construtiva. Então, tento ter um bom relacionamento com os demais fotógrafos, escuto bastante o que eles têm a dizer de meu trabalho e procuro aprender com o trabalho dos que estão há mais tempo no mercado, com isto vou filtrando técnicas que me agradam e adaptando ao meu trabalho.

Flavio Augusto - Foto: Leandro Pires

Felipe "Dalcin" - Foto: Leandro Pires


Assim como o Skate, cada sessão de fotos de Skate é uma evolução constante, e continuarei nesta área para sempre. Mesmo se tiver que fazer outros trabalhos dentro e fora da fotografia para me manter financeiramente, ainda estarei fotografando skate, pois é algo que faço com o coração.

Fotografar Skate não é fácil, uma coisa é compor uma foto de fim de tarde, arquitetura, onde tudo está estático; outra coisa é fotografar um esporte de ação que tem diversas peculiaridades. Então passarei abaixo um curto dicionário de palavras que usarei, para quem não conhece skate poder entender:


Moment – Momento onde o skatista atinge a altura máxima da manobra ou é possível ver que manobra está mandando, de onde ele vem e onde irá voltar à manobra.
Foto seqüência – É como se fosse um filme congelado em várias partes, podendo assim ver todos os tempos da manobra.
Frame – Cada quadro da seqüência.

Henrique - Foto: Leandro Pires

Orivaldo "Sujeira" - Foto: Leandro Pires


Algumas coisas são muito importantes na hora de fazer uma foto de skate: o enquadramento, a manobra, posicionamento para um bom ângulo e o moment são fundamentais para a realização de uma boa foto. Algo que também é muito peculiar ao skate é a foto seqüência, muito usada em manobras como um “nollie flip nose slide”, geralmente usa-se a foto seqüência para mostrar a manobra no seu todo. O “moment” para mim é a verdadeira foto de skate, pois apenas um frame é possível mostrar tudo, aí é que esta a verdadeira magia da foto de skate: tem que ter muita concentração para fazer uma boa foto.

Ragueb Rogério - Foto: Leandro Pires
Já estive em Florianópolis em três oportunidades, pois meus amigos de infância se mudaram para lá. O Marcio, seu irmão Fabio e o Binho, que hoje está na Paraíba. Nas duas primeiras vezes eu estava mais focado no surf, então pude surfar, principalmente na praia do Santinho, porém na terceira oportunidade, andei e fotografei na pista do grêmio da Consull em Joinvile, achei-a bem overall, fiz umas boas fotos por lá, andei também na pista do Floresta na praça Tiradentes, em Joinville, uma pista legal que deu para fazer a mente, pois em Joinville é meio complicado de andar na rua.

De certo posso afirmar que Florianópolis é um dos lugares mais lindos que já fui, onde pude fazer fotos não só de skate, mas também de surfe e paisagens, como da arquitetura local, que é muito peculiar, com suas casas de madeiras e suspensas. Hoje estou com as idéias mais amadurecidas e pretendo voltar a Florianópolis para fazer um trabalho específico sobre o skate de rua, abordando também outras regiões de Santa Catarina.


Sandro Dias - Foto: Leandro Pires

Para finalizar quero agradecer ao Fernando que me convidou para este trabalho, e ao pessoal do Skate em Foco. Quero agradecer também ao pessoal da Vista que me deu uma grande oportunidade no início do ano, que foi participar do NikeSB Photo Incentive. Hoje colaboro com a revista. Quero agradecer também a força que tenho da minha mãe, que acredita no meu potencial e me motiva em meu trabalho e à minha namorada, Thais, que me apóia sempre, até quando vou viajar. E quero mandar um salve para todos os skatistas e mandar uma vibe para eles, que sempre acreditem em seus projetos de vida e nunca desanimem, pois quando tudo parecer estar fora do rumo é nesta hora que temos que parar para analisarmos nossos erros e corrigí-los para voltar ao foco!"

Skate é vida !!!

Texto: Leandro Pires



Para conhecer melhor o trabalho de Leandro Pires, acesse:

Flickr: www.flickr.com/leandropires
Olhares: http://www.olhares.com/fotosk8
Fotolog: http://www.fotolog.com/fotosk8


Leandro Pires - Foto: Fernando Arata
Pôr do Sol - Foto: Leandro Pires
Contatos:

E-mail: lapfotos@gmail.com
MSN: leandropires2006@hotmail.com



Essa matéria foi publicada no Skate em Foco e Sk8.com.br.

Link’s para a matéria:


Nenhum comentário: